domingo, 6 de abril de 2014

Como superar os seus medos - Prof. Steve Foerster


Olá combatentes!!!!

Hoje vou tratar de um problema grave na preparação de um bom soldado que é a superação dos nossos medos. E como isso se aplica para nós concurseiros???

Bem, como qualquer ser humano costumamos querer fazer aquilo que gostamos e que somos bons. Certo? Por exemplo, se sou muito perna de pau no futebol, porém sou fera no basquete, vou preferir este àquele. Nos estudos acontece a mesma coisa, as pessoas tendem a querer estudar mais aquelas matérias em que são boas e deixam de lado aquelas que não tem tanta facilidade. 


Na preparação para o concurso da Receita Federal é comum encontrar pessoas que tem muita dificuldade em contabilidade, por exemplo. Conheço casos de alunos que se retiravam da sala quando ia começar a aula de contabilidade alegando que iriam pra casa estudar outras matérias pois não conseguiam entender aquela. Acho que não preciso contar o resultado destas pessoas no concurso...rs. 

Para alguns concursos e para determinadas bancas isto pode até ser uma estratégia, entretanto não se aplica para as provas da Receita Federal. Nas provas que a ESAF elabora para o nosso concurso todas as matérias tem um mínimo, assim não adianta você gabaritar português, constitucional, administrativo e tributário se não fizer 40% em auditoria (usei esta matéria como exemplo porque ela fez muitas pessoas com notas altas serem desclassificadas no concurso de 2012, sem contar que, para a surpresa de todos, ela foi o assunto da redação Tema, a que teve maior pontuação).

O concurso de 2012 deixou bem claro que as provas da ESAF podem ser uma caixinha de surpresa. Muita gente bem preparada foi reprovada por não atingir os mínimos. Dessa forma, você pode perceber que na nossa preparação para a Receita Federal todas as matérias são importantes. Elas variam em grau de importância apenas em função do quanto tais matérias pesam em nosso edital, ou seja, se tem peso 1 ou peso 2 e qual quantidade de questões que teremos que responder.


Como todos temos dificuldades em algumas áreas, pois ninguém é bom em tudo, qual seria a melhor solução? A melhor solução, sem dúvida, é enfrentar os nossos medos e bater de frente com aquela matéria que temos maior dificuldade. Temos que enfrentá-la e derrotá-la.

Você deve estar pensando: “Ok, achei muito bonito o discurso, mas na prática, como que vou conseguir fazer isto?” 

Bem, é para isso que estamos aqui combatente!!! Para treinar você e mostrar o caminho certo para superar os seus desafios. Faremos isto indicando os melhores materiais para cada tipo de estudante e as melhores técnicas de estudo. Mas uma coisa já adianto, você terá que fazer muitos exercícios dessas matérias. Você vai treinar, treinar e treinar de novo... até o momento em que vai olhar para estas questões que tanto temia e zombar delas. Seu inimigo estará aniquilado.


Outra dica importante vale para aqueles que estão fazendo cursos com resoluções de questões, é importante que antes de ir pra aula você tente resolver todos os exercícios. Desta forma, você saberá exatamente em qual ponto você está encontrando dificuldades.


Quanto mais exercícios você fizer, mais confiante estará no momento da prova e isso é fundamental no concurso da Receita Federal, pois ele age também sobre o psicológico dos combatentes. Já vi muita gente bem preparada reprovar porque não conseguiu manter a calma nos dias da prova. Mas você não será assim guerreiro!!! Você vai pegar uma prova extremamente difícil e dirá: “Se está difícil pra mim, que treinei muito, imagine para meus adversários”.  Este tem que ser seu pensamento. Assim, sem dúvida, irá superar todos os seus medos. 

Tamu Junto!!!!

Prof. Steve Foerster