sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Questões comentadas do Super Provas e Coaching para concursos

Olá guerreiros e guerreiras,


Num passado remoto, somente alguns cursinhos retinham o conhecimento para se passar em concursos, muitos candidatos se deslocavam para Brasília, residindo temporariamente no intuito de estudar até sua aprovação, imagine os custos para isto! Nesta época os materiais para concursos eram escassos.

Porém, com a revolução do ensino à distância, não faltam mais materiais para o aluno, houve inclusive redução de custos, pois existem inúmeros cursinhos, o aluno fica em dúvida se o material tem qualidade e qual é o melhor para sua preparação.

Podemos afirmar de antemão, que o software do Super Provas é uma das ferramentas que usamos com nossos alunos de coaching do Supremacia Concursos,  inclusive está sendo feito um trabalho de questões comentadas. Vocês irão ficar surpresos!

Mas o que é Coaching? Coachee? O que é isso? Ou será que é só uma modinha? Vamos então a sua definição:

Coaching é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente. O coach apoia o cliente, ajudando-o a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro do objetivo estabelecido. Isso é feito por meio de reflexões e análises das opções e da identificação e uso das próprias competências, além do intenso aprimoramento e aquisição de novas competências, bem como do reconhecimento e superação das crenças limitantes e dos pontos de maior fragilidade. Coaching é, portanto, um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir transformações positivas na vida do coachee.



O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional). Isso é realizado por meio de técnicas que melhoram a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação dos objetivos desejados pelo Coachee, considerando ideias como a do simples fato de compartilhar experiências e pensamentos que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.



Geralmente o que atrapalha aluno é o método de estudo, não ter uma bibliografia adequada, não sabe qual professor é melhor dentro de cada matéria.

O Supremacia Concursos faz um trabalho de personal trainer, vamos estipular metas, ficar em cima do aluno, para ele não perder tempo e ter um progresso mais rápido, nós ligamos para os alunos todos os dias, e por já sermos concursados, nós sabemos o caminho das pedras, pela nossa experiência conseguimos reduzir de 24 a 6 meses o tempo necessário para ser aprovado em um concurso.

Poderia passar páginas infindáveis aqui argumentando sobre a tese de que a cada ano os concursos ficam mais difíceis e que naturalmente o nível dos candidatos tende a subir. Mas, em respeito ao seu tempo, que será sempre pautado pela objetividade e praticidade, iremos logo para os assuntos relevantes. Se você chegou até aqui, é porque você já está um passo adiante de seus concorrentes e não desconsiderou a importância de ter boas orientações para a sua preparação. Sabemos que o nível dos candidatos aumentará sempre, mas, então, o que podemos fazer?

 

A alternativa mais viável e racional é chegar ao desempenho máximo no momento da preparação! Quantas vezes você saiu de uma prova e pensou “Eu não dei o meu máximo, errei nisso e naquilo na hora de me preparar. No próximo concurso eu tomo jeito e passo!”. Esse pensamento é bastante comum, o que não é comum é corrigirmos de verdade os vícios derrotistas que temos na hora de estudar. Entra concurso, sai concurso e é a mesma coisa, muitos não conseguem se motivar para estudar e desperdiça o próprio tempo, outros não têm tempo e adotam estratégias bem “fracas” na hora de estudar (como estudar uma matéria inteira por semana já com o edital aberto). São vários os erros comuns que cometemos no momento de uma boa preparação. Felizmente, para cada distorção, há um antídoto!

 

Se interessou? Quer mais detalhes de como funciona? Acesse www.supremaciaconcursos.com.br.

Abraço,
Prof. Kleber Peteá.