terça-feira, 28 de abril de 2015

A caminhada do concurseiro

Preparar-se para um concurso requer dedicação, foco e persistência. Por isso, durante o caminho é comum se deparar com inúmeras dificuldades que podem impedir o candidato (ou o potencial candidato) a conseguir a vaga que tanto busca. Para saber lidar com essas dificuldades é preciso estratégia. Por isso separamos algumas dicas que podem ajuda-lo a enfrentar as dificuldades que podem prejudica-lo nos estudos e nos resultados.  
Não espere o momento ideal
Muitas pessoas que querem prestar um concurso acabam postergando essa decisão, pois consideram que precisam de mais tempo ou mais dinheiro para iniciar os estudos. No entanto, o que muitos potenciais candidatos se esquecem é que, se tivessem realmente tempo ou dinheiro, talvez prestar um concurso não fosse tão relevante. Por isso, quem deseja seguir por esse caminho, o ideal é simplesmente começar. Os demais fatores que precisam ser organizados podem ser realizados de acordo com as necessidades possibilidades que forem aparecendo.
Quem deseja começar os estudos deve fazê-lo o quanto antes, sem esperar pelo momento ideal. Caso contrário, é possível que o tempo que você possivelmente gastaria para passar acabe se tornando no tempo que você demorou para começar a estudar.  Saiba que o mais difícil é sempre começar. 
Priorize suas dificuldades 
É comum que os candidatos apresentem dificuldades em pelo menos uma matéria. Mesmo quem passou em ótimas colocações precisou lidar com alguma dificuldade específica relacionada a alguma matéria. As dificuldades, no entanto, devem ser observadas com atenção, uma vez que é comum negligenciarmos as matérias que consideramos mais difíceis. O ideal é sempre buscar priorizar as dificuldades. Assim, se você tem problemas com contabilidade, por exemplo, procure começar o seu dia estudando justamente essa matéria.
Esse tipo de estratégia, além de ajuda-lo a não descuidar das matérias que precisam ser estudadas com maior afinco, te ajudam a dar motivação para estudar as demais matérias. Afinal, depois de “vencer” o mais difícil, fica mais fácil estudar as matérias as quais você tem maior facilidade. 
Evite pensar na concorrência
Vivemos em uma sociedade competitiva em geral. No entanto, em uma situação de disputa, como é a de um concurso, os candidatos costumam dar exagerada atenção a esse fator, desfocando a atenção do que realmente importa: o seu desempenho. É importante lembrar diariamente que cada pessoa é uma pessoa e seu maior concorrente, na maioria das vezes, é você mesmo. Por isso, procure se desligar das comparações e foque-se apenas em estudar de forma produtiva. Isso vai ajuda-lo a manter com uma boa auto estima necessária para quem busca êxito. 
Veja o fracasso de forma positiva
Muitas vezes, o fracasso é o primeiro passo para uma longa jornada rumo ao sucesso. Muitas pessoas que não tiveram êxito em alguns concursos, tendem a enxergar o fracasso como um fator limitando e acabam não persistindo nos estudos. Se você almeja uma vaga, saiba que o fracasso fará parte do processo e é preciso encará-lo como uma parte de sua jornada e não um fim nela mesma.
O fracasso é absolutamente natural para quem esta tentando e deve ser visto com bons olhos. Se você fracassou é sinal de que tentou. E o êxito certamente se dará pela insistência em superar o fracasso e não por simplesmente aceitá-lo. 
Mantenha-se motivado
Ao contrário do que muitos pensam, a motivação é perene e costuma se desgastar durante qualquer processo envolvendo um objetivo. Por isso é preciso recarregar as energias durante o processo, fazer pausas e descansar. Sempre que perceber que está desmotivado com algum aspecto dos estudos, procure parar e refletir acerca de suas reais motivações para concorrer a vaga. Procure também dedicar um tempo mínimo para atividades que sirvam para recarregar as energias, como praticar um esporte ou cultivar um hobby por exemplo.