segunda-feira, 27 de abril de 2015

Reta Final do Concurso

Depois de meses de muita preparação e estudos, todo concurseiro precisar tomar fôlego na reta final para obter sucesso no resultado. Todos sabemos o tanto do tempo, trabalho e esforço que já feito, mas agora é a hora decisiva para que possamos ter a cabeça tranquila na hora de fazer a prova.

Como o próprio nome diz, este é o momento da revisão, ou seja, repassar e memorizar o que foi visto no processo de preparação. No entanto, o candidato não deve se desesperar em horas sem fim de estudos, este momento deve ser levado com muita seriedade, mas de maneira leve, de modo que o conhecimento seja fixado por completo. 

Exercite-se!
Assim como um atleta tem de fazer atividades para deixar o corpo em forma, o concurseiro tem que exercitar o cérebro, e o momento da revisão é ideal para isso. Consulte o seu material de estudo, fixe num ponto teórico, leia sobre o conteúdo e faça exercícios e questões logo em seguida. Desta maneira vá avançando, sempre lendo e colocando em prática logo em seguida. Esta técnica deixa o momento da revisão dos estudos para o concurso mais dinâmica e, consequentemente, menos cansativa.

Fichas e Tabelas
Outra maneira de revisar o que já foi estudado é elaborando tabelas e fichas esquemáticas dos conteúdos. Não pense em criar textos complexos e cheios de informação, isso vai te deixar ainda mais ansioso, estruture quadros informativos. Fórmulas matemáticas, regras gramaticais, leis importantes, tudo isso fica muito mais simples de ser visualizado, além de que ao montar estas estruturas você já está revisando o conteúdo.

Provas anteriores
Assim como ler a teoria e exercitar é importante, buscar provas de concursos anteriores também é uma ferramenta para o sucesso na hora da revisão dos estudos. No entanto, procure não fazer isso de maneira intensa, alternando as dicas anteriores com a resolução das provas. Na hora de realizar esta atividade vale usar um cronômetro, pois assim você também conseguirá perceber como está o seu rendimento em relação ao tempo de prova.

Fique Calmo
Este título pode parecer o mais contrário ao momento da revisão, mas, sem dúvida, ele é o mais importante deste post. A hora de revisar o conteúdo é quando precisamos acalmar a cabeça e otimizar o nosso tempo. A máxima de que “Se não aprendeu até agora, não aprende mais.” não é verdade, afinal todo dia é dia de aprendizado, mas não adianta voltar na primeira página, do primeiro livro, e tentar começar de novo, afinal, o que importa agora é fixar o que já foi visto.

Etapa Final
Não existe fórmula mágica para revisão, mas se você seguiu bem o seu cronograma e levou a sério os estudos, com certeza estas dicas vão te ajudar. Além disso, lembre-se de não estudar por horas intermináveis, se alimentar de maneira saudável e, principalmente, ter noites de sono de qualidade, com horas suficiente para ter energia nos dias das provas. Levando todas estas sugestões em consideração e colocando em prática, o sonho de uma vaga no setor público fica muito mais próximo da realidade.