Você está começando a estudar para concursos públicos? No início é comum surgirem várias dúvidas. “O que estudar? Será que posso concorrer a essa vaga? Como sei que fui aprovado?” são algumas delas. Você tem essas e outras dúvidas? Então veja a nossa lista e prepare-se para o concurso dos seus sonhos!

Dúvidas sobre concursos públicos

1 Posso concorrer a essa vaga?

A primeira coisa que você precisa responder é se você tem os requisitos exigidos pelo edital. Para saber isso, você deve ler o edital completo. Lembre-se que para um cargo de psicólogo, por exemplo, nem sempre ser graduado é o suficiente. Alguns concursos exigem especialização, outros exigem experiência. Seja como for, o edital deixa isso claro.

2 Posso concorrer a essa vaga: o que estudo?

A matéria que deve ser estudada é outra preocupação do concurseiro. Se o edital do concurso já saiu, procure nele o que cairá na prova. No geral, isso é colocado em um anexo ao final do edital. Porém, com a ocorrência grande muitos começam a estudar muito antes do edital oficial ser lançado. Nesse caso, veja o edital anterior para ter uma base do que eles pedem. No geral, matemática e português não mudam muito de um edital para outro, mas mesmo assim é preciso ficar atento. Quando o novo for publicado, leia com atenção.

3 Como fico sabendo o dia da prova?

No site da organizadora, no mesmo que você fez a inscrição para o concurso público, as convocações, retificações, lista de aprovados, entre outros informativos são lançados. É sua responsabilidade ficar atento a todos os lançamentos.
Indicamos um site que é muito bom para auxiliar você na procura de informações sobre o seu concurso,  é o PCI CONCURSOS. 

4 Fiz a prova, como sei se fui bem?

Na maioria das provas é permitido que você anote o gabarito em um papel especial ou até liberam o caderno de questões. Seja como for, anote o gabarito, pois você vai precisar dele. Confira no edital a data de liberação do gabarito oficial. No dia da prova as pessoas costumam informar também. Quando for lançado, confira o seu gabarito com o oficial para saber quanto você acertou.
Caso não concorde com alguma resposta fornecida no gabarito oficial você pode recorrer. Seja rápido, pois o prazo é curto. O recurso deve ser embasado em dados de livros ou de leis. A maioria das organizadoras já aceitam os recursos enviados online através de formulário específico. Outras exigem que isso seja feito pelo correio. As informações exatas você encontra no edital do certame.

5 Meu nome está na lista de aprovados, e agora?

Se você ocupou uma colocação que dá direito a uma vaga você deverá ser chamado. Isso pode acontecer uma semana após a homologação do concurso ou no final do prazo de validade dele, que pode ser de até dois anos prorrogáveis por mais dois. Isso varia de concurso para concurso e o dado exato também está disponível no edital.
Já se o seu nome não estiver entre o número de vagas, não é obrigatório convocar você, mas caso abram novas vagas eles poderão chamar você, sempre seguindo a lista de aprovados.