sábado, 11 de julho de 2015

COMO É A CARREIRA NO INSS?

O cargo de Analista do Seguro Social é regulamentado pela Lei nº 10.855/04 e é vinculado ao Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), que por sua vez é subordinado ao Ministério da Previdência Social, sendo que, o seu trabalho consiste em executar, em caráter geral, as atividades de competência do INSS, órgão que recebe as contribuições e é responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e demais benefícios previstos em lei.

Requisitos e características do cargo

Para concorrer ao cargo o candidato precisa possuir idade mínima de 18 anos e diploma de conclusão de curso superior de graduação, que seja fornecido por uma Universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Muitas formações possuem áreas específicas de atuação no INSS para o cargo de Analista do Seguro Social, no último concurso, por exemplo, essas eram as áreas de formação requeridas pelo órgão: Estatística, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia e Letras. Essa diversidade de opções proporcionada pelo cargo faz com que o concurso seja amplamente concorrido, visto que as atividades desempenhadas pelos profissionais de cada área competem às suas respectivas formações, não inutilizando o conhecimento adquirido pelo aluno durante a graduação, o que geralmente acontece em muitos outros concursos públicos.

Área de atuação

Como já foi dito, as diversas formações que possibilitam ao Analista do Seguro Social desempenhar suas atividades na própria área de atuação, faz com que sejam muito amplas as atribuições do cargo. Por exemplo, enquanto o Analista bacharel em Direito analisa processos e elabora minutas de editais e contratos, o Analista que possui formação em Tecnologia da Informação instrui projetos na área da tecnologia da comunicação e desenvolve sistemas de segurança da informação. Entretanto, como descrição sumária do cargo, podemos definir que o Analista do Seguro Social tem como função instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

Concurso Público em 2015!

O INSS aguardava há algum tempo a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para realização de concurso público para o cargo de Analista do Seguro Social. Recentemente a pasta confirmou o certame, através de publicação no Diário Oficial da União (DOU), estabelecendo o prazo de até seis meses para a divulgação do edital de abertura das inscrições, portanto, até dezembro deste ano. Serão 150 vagas, em diversas áreas de formação, cujo salário previsto é de R$ 7.504,45, além de auxílio alimentação no valor de R$ 373,00.