terça-feira, 28 de julho de 2015

Conheça o cargo de Analista Tributário da Receita Federal

O Analista Tributário da Receita Federal é um servidor público, de nível superior, que pertence à carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil e faz parte do grupo de carreiras específicas de Estado, atuando em aduaneiras, aeroportos, portos, alfândegas e Centros de Atendimento ao Contribuinte de todo o país. São eles os principais responsáveis pelo controle e fiscalização de entrada e saída de pessoas e produtos para o exterior ou dele provenientes e pela cobrança dos tributos pertinentes a essas operações.

Requisitos para assumir o cargo

Para ocupar o cargo de analista, além de possuir obrigatoriamente idade mínima de 18 anos e ensino superior concluído com registro no Ministério da Educação (MEC) é importante estudar muito, com foco no conhecimento de áreas específicas que são severamente cobradas em concursos e também durante a carreira do servidor, tais como: Direito Administrativo, Constitucional e Tributário. As alterações na legislação também devem possuir uma atenção especial por parte de quem deseja seguir a carreira.

Principais atribuições

Dentre as diversas atribuições do Analista Tributário da Receita Federal estão à prestação de informações ao contribuinte, a fiscalização de mercadorias e veículos, a análise de risco de cargas e empresas, o controle da segurança aduaneira, a admissão temporária de veículos e embarcações e o desembaraço de bagagens. O Analista Tributário muitas vezes também é o responsável pela apuração do imposto de renda, através do preenchimento de declarações fiscais e da realização do cálculo de impostos federais de determinadas empresas, fiscalizando e auxiliando no planejamento tributário da organização. Entretanto, em termos gerais a função do Analista Tributário é fornecer segurança às fronteiras evitando a entrada de armas, drogas, munições e produtos contrabandeados que aumentam a criminalidade e fazem com que o dinheiro, em forma de impostos, que poderia ser usado para o crescimento do país não seja desviado para organizações criminosas.

Sobre a Receita Federal

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão subordinado ao Ministério da Fazenda que exerce funções muito importantes para o desenvolvimento e organização do Estado, como a administração dos tributos de competência da União, incluindo os previdenciários e os incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo desta forma, parte significativa das contribuições sociais do Brasil. A Receita Federal também é subsidiária do Poder Executivo na formulação da política tributária brasileira, prevenindo e combatendo a sonegação fiscal, o contrabando, o tráfico, a pirataria e demais atos ilícitos relacionados ao comércio internacional. Em março deste ano foi divulgado pelo Sindireceita que a Receita Federal realizaria ainda em 2015 um processo seletivo para ocupação de vagas de analista-tributário. Caso ocorra o concurso, o salário inicial previsto para o cargo é de R$ 9.629,42, com a inclusão de auxílio alimentação de R$ 373,00.